O gás encanado em ambientes comerciais é utilizado em várias aplicações e equipamentos, oferecendo muitas soluções de fornecimento de energia às atividades de comércio, quaisquer que sejam, substituindo outras fontes de energia como o petróleo, o gás de botijão (GLP) e a própria energia elétrica.
É uma forma versátil de energia para cozinha e para o aquecimento de água, podendo o gás encanado ser utilizado pelos setores de hotelaria, restaurantes, bares, padarias, pastelarias, shopping centers, hospitais e demais estabelecimentos comerciais que precisem de um meio energético eficiente para vários tipos de equipamentos.

O gás natural é um combustível sustentável, que vai ao encontro do consumidor que, cada vez mais exigente, está comprometido com o futuro do planeta e o cuidado com a preservação do meio ambiente, pois o gás natural é um combustível limpo e puro, que não agride o eco sistema.
Entre suas vantagens estão:
- Menor corrosão dos equipamentos;
- Menos custo com manutenção;
- Menor custo de manuseio de combustível;
- Combustão facilmente regulável;
- Elevado rendimento energético;
- Pagamento somente após o consumo;
- Menores prêmios de seguro;
- Custo bastante competitivo comparado a outras alternativas;
- Baixíssima presença de contaminantes;
- Combustão mais limpa;
- Não-emissão de particulados (cinzas);
- Não exige tratamento dos gases de combustão;
- Rápida dispersão de vazamentos;
- Melhoria do rendimento energético;
- Maior competitividade das indústrias;
- Geração de energia elétrica junto aos centros de consumo.
Com relação a segurança, é importante ressaltarmos que a recomendação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) é que se busque sempre a instalação de gás encanado em estabelecimentos comerciais, pois o sistema canalizado é mais seguro.
Além disso, é fundamental que os estabelecimentos obedeçam à legislação do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico – CoSCIP – e às resoluções da ABNT que regulam as instalações de gás.
Entre as desvantagens podemos destacar:
- ele pode acumular em partes mais elevadas em ambientes fechados, pelo gás ser mais leve que o ar;
- oferece maior risco de incêndios, de explosões e acidentes por asfixia;
- pode gerar monóxido de carbono (altamente tóxico) em caso de incêndios em ambientes com insuficiência de oxigênio;
- não é renovável, pois é um combustível fóssil e, portanto, finito.
Com essas essas desvantagens aqui elencadas podemos soluciona-las com uma instalação especializada e manutenção preventiva realizada da forma e no tempo certo. Por isso para se adequar é importante a contratação de uma empresa que esteja devidamente certificada, credenciada e que respeite as legislações vigentes.
Se você precisar realizar instalações, manutenções ou adequação do gás encanado, entre em contato com a nossa equipe, preenchendo o formulário abaixo e solicitando uma consultoria Online Gratuita.