[Comunicado] Mais da metade dos usuário de gás ainda não fizeram

Mais da metade dos usuário de gás ainda não fizeram
Mais da metade dos usuário de gás ainda não fizeram

Prezado cliente gostaria de lhe comunicar que o prazo para que todo consumidor de gás residencial ou comercial, do Estado do Rio, realize a Inspeção Periódica de Gás (IPG), a fim de garantir que as instalações dos imóveis estejam de acordo com as normas de segurança vigentes, vai até março de 2023.🙋‍♂️

As mídias já começaram a informar sobre assunto e até já estipularam uma porcentagem, que mais de 50% dos usuários ainda não cumpriram a obrigação. Através de nossa experiência no setor sabemos que esse número é muito maior e adequar todos antes do prazo final vai ser algo corrido, lembrando que o objetivo da exigência é criar uma cultura preventiva para garantir a segurança no uso de qualquer tipo de gás.

Destaco que a Braços Rio NÃO realiza a inspeção periódica do Gás. Nossa intenção aqui é lhe alertar sobre esse prazo e que você não deixe para última hora, vale lembrar que essa exigência é tanto para usuários residenciais, quanto comerciais.

E como devo fazer?

Normalmente só realizamos manutenções ou reparos quando percebemos algum problema. É muito importante que todo usuário faça essa verificação de cinco anos para checar se seu imóvel corresponde com as normas vigentes, se há um escapamento, principalmente em imóveis antigos. Na inspeção, estando o imóvel de acordo, o consumidor recebe um laudo válido por cinco anos.

Para realizar a inspeção o usuário de gás deve entrar em contato com uma empresa habilitada pelo INMETRO (veja a lista abaixo) e solicitar a visita, ela é paga, como já informamos em outros e-mails. O técnico da empresa escolhida vem até seu imóvel e realiza a verificação de diversos itens e emite um laudo que apontará se o imóvel está ou não conforme as normas.

Se houver algum problema que represente risco, o fornecimento de gás é interrompido temporariamente e restabelecido após a realização de uma nova vistoria que confirme a solução do problema. O usuário deverá contratar uma empresa especializada para fazer as correções (adequações), lembrando que nem as distribuidoras de gás e nem as empresas que realizam tais inspeções podem ou fazem esse tipo de serviço.

👷‍♀️ É aqui que a Braços Rio pode lhe ajudar de forma rápida e profissional. Com anos de experiência em instalações que usam Gás, contamos com técnicos e engenheiros especializados no assunto. Já mapeamos as principais exigências apontadas nestas vistorias e com isso temos pessoal qualificado não só para realizar estas correções, como também gerar toda a documentação necessária (laudos e ART).⭐

Em suma, a iniciativa sobre a inspeção de cinco anos para quem usa gás em ambientes residenciais e comerciais no estado do Rio de Janeiro é do usuário, que deve procurar se adequar até o prazo estipulado pela Lei estadual 6.890, contactando uma empresa que realize esta inspeção e lhe forneça um laudo atestando a segurança dos equipamentos que usam gás e com isso não ter o fornecimento suspenso pela concessionária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.